I EIXO
Construindo
caminhos possíveis na educação de qualidade (IF Farroupilha)
1-a O gênero e a diversidade na escola
1-Gênero
e sexualidade nas relações discursivas e pedagógicas do Instituto Federal
Farroupilha- Câmpus São Vicente do Sul
2-A aprendizagem acadêmica
e a prática pedagógica na educação inclusiva Pibid – interdisciplinar
Educação do Campo
3-Valorizando o espaço
escolar: projeto pintura do muro
4-Produção
e adaptação de materiais didático/pedagógicos acessíveis: consolidação da
política de diversidade e inclusão do IF Farroupilha
5- O uso de softwares
educativos: e as suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem de
uma aluna com Síndrome de Down
1.b- A organização dos saberes na educação:
transdisciplinaridade.
1- A
interdisciplinaridade nos livros didáticos
2-A maquete como
possibilidade interdisciplinar no Ensino Médio Politécnico/RS
3-Práticas
educomunicativas na construção do sujeito intercultural
4- O compromisso do Instituto Federal Farroupilha
com a educação profissional: perspectivas a partir de projetos
multidisciplinares
5-O uso da “trilha da
vida” como estratégia didática
6-A formação continuada de professores e as
tecnologias no contexto da diversidade cultural
7-Educação
ambiental: práticas pedagógicas na Escola Miguel Beltrame - Bairro Pé de
Plátano/ Santa Maria-RS
8-A utilização do
hipertexto como ferramenta na construção do conhecimento no processo de
ensino–aprendizagem em arte
9-Articulação entre
participação e qualidade: Qual a visão dos estudantes da graduação na
avaliação institucional 2014?
10- A utilização dos
diferentes grupos alimentares voltados a prática das atividades físicas: uma
atividade prática entre as disciplinas da área das ciências da natureza
1.c- O desafio do currículo integrado
1- Ensino Médio
integrado: princípios, conceitos e relações com a pedagogia de
multiletramentos
2-
Reestruturação do ensino básico da matemática: Concepções, estrutura e
aprendizagem
3-
Trabalhando com projetos: uma proposta para o ensino integrado
4- Aprendendo uma segunda
língua- experiências, expectativas e práticas no ensino de língua inglesa no
curso técnico de química integrado ao ensino médio
5- Formação técnica
integrada: espaço-tempo de diálogo qualificado entre as áreas.
6- Práticas profissionais integradas – uma experiência
na formação do professor de matemática
7- A supervisão
pedagógica e o fomento a propostas interdisciplinares na fronteira
8- Educação ambiental e
meio rural: análise curricular
II- EIXO- Formação docente e a escola
de qualidade. (IF.Farroupilha)
2.a- A pessoa do educador
1-Espiritualidade: como um valor imprescindível para
a educação
2-Aplicação
da pedagogia do oprimido: uma proposta de análise do nível de seu emprego nas
escolas de Ensino Médio da comunidade Nova Santa Marta No Município De Santa
Maria-RS
3-A
importância dos funcionários no processo educativo das escolas
4-Fazendo música no Elzira – Ponta
Grossa, Paraná. Musicalização através da flauta-doce, uma ideia que deu certo
5-A
educação inclusiva como objetivo de uma gestão democrática
6-Programa
PROFUNCIONÁRIO: oportunidade de formação aos funcionários da educação pública
7-O papel da gestão frente ao descompromisso de
alguns servidores
8-Formação
docente oportunizando a aproximação entre academia e escola
9-PROFUNCIONÁRIO:
entrelaçando práticas pedagógicas e saberes docentes
10-A (re)significação do
Ensino Médio e sua interlocução com a formação permanente de professores/a
2.b- (Re)pensando a
formação inicial e continuada de professores
1-Refletindo
sobre a importância do estágio supervisionado na formação inicial de
professores em busca da formação continuada
2-Análise
das competências docentes
3-A
formação continuada no cotidiano da escola
4-Relato
de experiência - programa de formação continuada do IF Farroupilha
5-Deficiência
visual: a importância do acolhimento pedagógico nas aulas de Biologia
6-Gincana Matemática: trazendo ludicidade à prática
docente do Pibid
7-Ensino
de programação: ressignificando paradigmas na educação tecnológica
8-Pibid
Química: proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador “a
composição química da célula”
9-Atividades
no ensino médio e proeja: a integração na formação inicial de professores
10-Motivação para melhorar
resultados
III- EIXO- A Educação Popular numa
Escola Cidadã.
3.a- Você é o conhecimento: história
de vida construindo o patrimônio humano e cultural em uma cidade educadora.
1-A gestão participativa na construção da cidadania
2-O processo de consolidação do município de
Santiago/RS como cidade educadora
3-Etno matemática no contexto escolar
4-Preservação documental:
Revelando a memória
histórica de Jaguari/RS
3.b- A Educação Popular: escola como
lugar de inclusão, empoderamento, acolhimento, estudo e autoria.
1-As
demandas educacionais do século XXI: inovar para democratizar
2-Deficiência e cinema: um diálogo possível?
3-Projeto digo
não ao álcool, sim, senhor!
4-E.M.E.F.
Caic Luizinho de Grandi: construindo valores éticos para uma cultura de não
violência
5-Inclusão
escolarização e transformação social de sujeitos surdos
6-Educação
para jovens e adultos em prisões de Santa Maria – RS
7-O que é o programa Proeja FIC? Um relato sobre o
Proeja FIC do IF Farroupilha - Campus São Borja
8-O
ensino de problemas aditivos com alunos do programa Proeja FIC do IF
Farroupilha - Campus São Borja
9-Os possíveis encontros entre a escolae o saber
multicultural
10-Os desafios da inclusão escolar: o método avaliativo
do aluno com deficiência intelectual
11-Relato da trajetória inicial do
projeto de educação financeira em Santa Maria RS: Um sonho que aos poucos se torna realidade.
IV- EIXO- Um olhar sobre o Sistema
Educacional Brasileiro (CPERS)
4.a- Educação Infantil
1-A importância do lúdico
na educação infantil
2-O brincar de crianças
em diferentes contextos Socio culturas: desafios para a educação infantil
3-Um olhar adultizado sobre
o brincar na infância.
4.b- Ensino Fundamental
1-Docência em Educação
Física nos Anos Finais: relato de experiência.
2-Educação física escolar:
entendimento e preocupação com a promoção da saúde.
3-Educação
física escolar e a promoção de hábitos saudáveis: um relato de experiência
4-Análise de uma unidade
didática de língua inglesa do ensino médio em uma escola pública de Santa
Maria, RS.
5-Fotografia: Uma experiência entre arte e
vida
6-“Qualidade de Vida”
4.c-Atualidade do Ensino Médio:
oportunidades e desafios
1-Grupo de Orientação
Profissional: Relato de Experiência de Estágio Básico em Psicologia
2-Incluir é... Proporcionar
práticas inovadoras
3-Projeto pedagógico integrador: relato de experiência.
4-Estudando a geometria
plana, através da construção do croqui de um estacionamento
5-Processos avaliativos
como prática educativa na educação profissional e tecnológica.
4.d- Os desafios do ENEM
1-Educação e Cidadania no Brasil Monárquico
|
Letícia
Mossate Jobim
Daniela Bernardes
Daniela Camila Froehlich
Bruna
de Assunção Medeiros
Ana Paula Oliveira Schmädecke
Haury Temp
Lisane Regina Vidal
Conceição
Daniéli Hartmann Antonello
Mauricio Osmall Jung
Rosane Teresinha Nascimento
Da Rosa
Romildo Ricardo Ramlow
Bruna Camila Dotto
Valdirene Dos Santos Zanon
Glades Tereza Felix
Jober Vanderlei De Vargas Machado
Janete Teresinha Arnt
Cinara Ewerling Da Rosa
Mauro Janner Martins
Carla Luciane Klôs
Schöninger
Adriana Toso Kemp
Siomara Cristina Broch
Vanessa De Cassia Pistóia
Mariani
Vanessa Minuzzi Bidinoto
Janaina
Guimarães
Luciana
Rodrigues Vieira
Carine Ferreira Machado
Virago
Fátima
Santos
Rozieli
Bovolini Silveira
Ana
Lúcia Dos Santos
Cassiana Marques Da Silva
Vagner
Darlane Fortes Rosado
Daniela
Cherobini Cargnelutti
Marlize Dressler
Andrielli da Silva Fontoura
Jerusa Bittencourt Maciel
De Camargo
Adriana Cristina Gomes
Édison Gonzague Brito Da
Silva
Viviane Dal-Souto Frescura
Julhane
Alice Thomas Schulz
João Aloísio Winck
Fernanda Bitencourt Franco
Paola Zuquetto Flôres
Betina Waihrich Teixeira
Teresa Leopoldina dos
Santos Ribeiro
Anelise Bravo
Friedriczewski
Mara Elizete Rebelo
Lourenço
Maria Eloá Chaves Rebelo
Ricardo Rodrigues
Miriam Ferrazza Heck
Denise Ritter
Ana MarliBulegon
Ricardo Antonio Rodrigues
Geza Carús Guedes
Thiago SantiBressan
Cíntia
Soares Cocco
Graziela Marafiga Kaus
Maribel da Costa Dal Bem
Adriana
do Amaral
Susi
Mara da Silva Alves
Claudia Maria Costa Nunes
Nara Ivone Leal de Brum
Martha Helena Segatto
Pereira
Elenize
Nicoletti
Onorato Fagherazzi
Caroline
Lacerda Dorneles
Caroline
Lacerda Dorneles
OnoratoFagherazzi
Elenize
Nicoletti
Sandra de Avila Farias Bordignon
Tuane
Telles Rodrigues
Letícia Ramires Corrêa
SAMPAIO, Diana Dias
Lúcia Peranzoni
Fabiana Lacerda da Silva
Eduarda Virginia Burckardt
Tamara Biasi Donabel
Tamara Biasi Donadel1
Eduarda Virginia Burckardt
Thiago Nascimento dos
Santos
Maria Cristina Chimelo Paim
Nicanor da Silveira
Dornelles
Veronica Silva Rufino
Dornelles
Daniela Lopes dos Santos
Verônica
Silva Rufino Dornelles
Nicanor
da Silveira Dornelles
Daniela
Lopes dos Santos
Betyna Faccin Preischardt
Mariete Taschetto Uberti
Cinara de Almeida Rodrigues
da Silva.
Angela Maria Lorenzoni Sautheir.
Silvana Perin.
Zenith Lima Fava.
Sheila Fagundes Goulart
Cristina Arnout
Amanda Assulin Vieira
Tânia Marisa Chaves
Cristiana
Rezende Gonçalves Caneda
Eliandra Gomes Marques
Denise Cogo Miletto
Ilse Abegg
Elisandra de Lima Rodrigues
Paoline Moro Barbieri
Elenir de Fátima Cazzarotto
Mousquer
Aline Godinho
Larissa Gall Dreifke
Elisângela Fouchy Schons
Carmem Elisete Gabbi
César Hamilton Brito de
Goes
Leila Maria Araújo Santos
Maria Helena Nascimento
Romero
|
Pesquisar este blog
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Trabalhos selecionados para apresentação nos círculos de debate do dia 28/05/2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário