Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

MOBREC- Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos




Faz trinta anos que o Movimento dos Educadores Cristãos, iniciando pelo Monsenhor Enrique Salman Sajuria, no Chile, aportou no Brasil e em outros países da América Latina. Crescendo no País de Origem, transbordou para outros países.


Monsenhor Salman, através do Departamento de Educação do Celam, ofereceu a D. Ivo, na época, Presidente da CNBB, 4 convites para representantes do Brasil. O encontro de preparação deveria acontecer em Bogotá, na Colômbia, na segunda metade do mês de Julho de 1978. Foram indicados un representante do Nordeste, dois do Rio de JAneiro, da diretoria da AEC (Associação de Educação Católica) e uma do Sul, Santa Maria.

O Movimento visa dar sentido humanizador ao trabalho do Professor, para que este não seja apenas um transmissor de conhecimientos, mas um mestre que constrói Cristãos. Que o magistério se torne a verdadeira e eficiente presença da Igreja nas escolas e no campo de educação. O movimento propõe ao Educador ser um agente de transformação, através do seu testemunho, de sua conscientização, de sua posição diante dos fatos.
Pe. Antonio Bonini. Pároco da Catedral Diocesana de Santa Maria30 Anos- Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos. MOBREC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário